sábado, 3 de julho de 2021

Fé genuína


O que fé GENUÍNA?. Eu não tenho a pretensão de desconstruir conceitos, nem mesmo reconstruir alguns pressupostos já estabelecidos. No entanto, eu queria falar de algo que servisse de reflexão para nós mesmos. Algo que pudéssemos olhar através, e servir-se disso para apurar, refinar e melhorar nossa caminhada que estamos fazendo com Deus. 

Quando descobrimos que estamos nos caminho errado, temos geralmente duas reações opostas entre si: você fica triste e Feliz. Primeiramente ficamos tristes porque nos damos conta de que estamos no caminho errado e não chegaremos o nosso destino, por outro lado, em segundo lugar ficamos Felizes, pois ao perceber que estamos no caminho errado, podemos agora dá meia volta e seguir na direção correta.

Imagine este caminho sendo a forma de pensamento, este caminho sendo as ideias que aceitamos conscientemente ou incidentemente. Das percepções, visões que tenho do mundo, das coisas, de Deus de si mesmo.  Este caminho seja a direção que decidimos percorrer que nós chamamos o caminho da fé, ou  seja, aquilo que eu acredito o que é fé, aquilo que tenho fé o que é fé: É MESMO UMA FÉ GENUINA.

O  que é fé? O  que de fato caracteriza a fé verdadeira?

Ainda a titulo de introdução do assunto, vou começar por aquilo que não é fé.

1.    Fé não é uma crença no conjunto de inverdades, mitos e superstições. Todas as vezes que os filmes e reportagens e as pessoas vão falar sobre fé, eles falam como se ela fosse um salto no escuro ( Indiana Jones 3 na busca do santo grall, quando estava a beira do precipício, ele fecha os olhos e lembra do conceito de fé que seu amigo lhe dissera e então dá um passo). Como se fosse uma crença em superstições, em conjunto de fantasias e mitos. ISSO NÃO É FÉ. Isso é outra coisa, falta de conhecimento, mas não é fé.

2.    Fé não é barganha. Algumas pessoas pensam que se elas entregarem algo ou fazer algo para Deus, e em troca elas irão receber algo dele. Isso não é fé. As pessoas passam a entregar o dizimo esperando que em troca vão receber bênçãos. Ela passa a olhar para Deus e diz “ Olha Deus eu cumpri a minha parte do trato, agora é o senhor que tem que fazer sua parte, é o Senhor que está agora em divida comigo” . ISSO NÃO FÉ, ISSO É BARGANHA. As pessoas inventa um tal de campanha, e acham que se elas cumprirem os dias das campanha, Deus ficará obrigado a cumprir aquilo que elas pedirem a Ele. Isso é a mais estupida barganha.

3.    Fé não é uma fonte de lucro. Não é um instrumento pelo qual os lideres inescrupulosos utilizam para angariar recursos financeiros dos fieis. ISSO NÃO É FÉ, isso é estelionato. Fé não é fonte de lucro, é o contrario, podemos dizer que talvez seja o oposto disso.

4.    ( Esse é o mais difícil das pessoas entenderem e talvez o mais difícil de explicar) Fé não tem haver aquilo que transforma em algo real. Algo existe ou não independentemente da sua fé. As pessoas pensam que se elas tiverem fé elas

5.    Fé não é apenas uma crença na existência de Deus. Quando encontramos alguém que diz que não tem fé em Deus porque ele não sabe se Deus existe, ou quando encontramos alguém que diz que tem fé em Deus ela sabe que Deus existe (isso é assentimento intelectual, é teorema, dogma, como diz Tomáz de Aquino “ É a perspicácia do intelecto natural, não da vontade”). Mas isso tem na a ver com fé, Veja que Tiago em sua carta vai dizer que os demônios creem que Deus existe, mas os demônios tem fé em Deus? NÃO. Uma pessoa pode saber que Deus existe, mas mesmo assim não ter fé Nele. Tem muita gente que está na igreja, sabe que Deus existe, sabe a veracidade do que está na bíblia, sabe que os milagres são reais, mas não tem fé em Deus. Estão não só enganando os outros mas também a si mesmas.

É claro que “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe” Mas a fé não é apenas uma crença na existência de Deus.

- Já que foi definido o que não é FÉ. Agora vamos a definição bíblica de fé.  O  que é fé? O  que de fato caracteriza a fé verdadeira? LER HEBREUS 11, depois da leitura de hebreus podem inferir:

1. Fé está relacionada com aquilo que é a realidade.

Hebreus nos sugere que a fé é baseada em algo que é real. Não se trata de algo que exista ou não no nosso tempo e espaço, mas algo que é real nosso tempo e espaço e além dele.

“...A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Podemos esperar e não ver algo que não exista ainda, mas nunca algo que não seja real. Por isso a Fé está relacionada com aquilo que é a realidade.

Mas que realidade é esta que está no nosso tempo e espaço e além dele?. Èsta realidade da VONTADE DE DEUS. A vontade de Deus é a realidade de si mesmo.

Portanto a minha fé precisa estar baseada na realidade da vontade de Deus. Foi assim que os heróis da fé fizeram.  Ela não é um instrumento que eu vou usar para mover a mão de Deus para Ele satisfazer todos os meus desejos, apetites e vontade, mas ela é um recuso que abro mão da minha vontade, e ajusto a vontade de Deus. A fé não vai fazer existir aquilo que é real em minha mente, mas aquilo que é real na vontade de Deus.

Fé ela é real quando eu vivo a realidade da vontade de Deus na minha vida, caso contrario, estou vivendo uma fé falsa.

2. Fé é  a consciência de que Deus é infinitamente superior á nós mesmo.

 É a aceitação absoluta de que em Deus defrontamos com algo infimamente superior a nós mesmos.  A tudo quanto nós pensamos e imaginamos, ou o que viermos a pensar e imaginar, fizemos ou viermos a fazer. Qualquer tipo de coisa que o homem seja capaz de fazer ou de vir nesta era a pensar a fazer. Deus é algo infinitamente superior a tudo quanto somos ou o quanto viermos a ser.

Se você não sabe que Deus é assim então você não sabe nada a respeito0 de Deus. Você desconhece totalmente e absolutamente Deus, em outras palavras você não tem FÉ nele. Desculpa-me queridos, não é uma censura é uma alerta. Talvez você viveu a vida toda iludido. Você não tem fé Nele.

-Nós geralmente nós agimos como se eu estiver na condição de superior e Deus na condição inferior. Muitas vezes nós achamos que fé é quando eu determino, ORDENO  e Deus vai fazer aquilo que eu estou mandando, como se Deus fosse o meu empregado, como se Ele fosse o meu servo, como se Ele fosse um serviçal meu. Onde ele precisa estar pronto na hora em que eu determinar eu precisa fazer.

-Este é o estágio de orgulho mais exacerbado que existe. O orgulho é a percepção humana que demostra que eu não tenho fé em Deus.  É por isso que Tiago vai dizer que Deus dá graça aos humildes, mas ele não suporta (abomina) os orgulhosos. Porque o orgulho como diz C.S Lewis “é o estado mental mais oposto a Deus que existe”. É o estado de anti-fé.  É o orgulho que fez o  Diabo ser o tipo de criatura que é.

O orgulho é a percepção humana que demostra que eu não tenho fé em Deus. O prazer orgulhoso não é em ter algo, mas  ter mais que o outro ao lado, é o motivo dos grandes problemas da humanidade, é motivo da inimizade de não somente entre os homens mas também com Deus. 

A pessoa acha que tem fé em Deus, mas na verdade ela tem é uma anti-fé. Mas que Deus elas dizem acreditar? Elas acreditam no  deus imaginário, no Deus da fantasia, no deus de si mesmo, o deus do seu próprio ego, o deus dos seus próprios desejo.

3. A FÉ é relacional.

- Comumente Imaginamos que a fé ter poder, mas o contrario disso, a fé é relacionamento, porque a fé é relacional. Ela existe dentro do âmbito do relacionamento.

- Aquela passagem em que Jesus vai encontrar com aqueles que expulsaram demônios, fizeram maravilhas em nome do Senhor, a estes, Jesus vai dizer: “Apartei-vos de mim eu não vos conheço”. Mas eles vão dizer Senhor fizemos tantas coisas em teu nome. Mas Jesus vai dizer: “Eu não vos conheço”.

Quem não conhece? Quem não conhece alguém? Alguém que não se relaciona!

Eu não conheço o sr. João lá da esquina da rua do meu bairro, porque nós não nos relacionamos . Podemos saber qual é o seu nome, posso saber até mesmo quem é, mas eu não o conheço. O conheço de alguém vem pelo relacionamento.

Para Jesus os que entrariam em seu reino, não seriam aqueles que expulsariam demônios em seu nome, que faria prodígios, milagres, porque a fé nada tem a ver com estas coisas. À fé nada tem a ver com poder de fazer coisas surreais. A fé tem a ver primeiramente com relacionando.

-As pessoas de hoje estão preocupadas com a fé relacionada a prodígios, a milagres, a cura e expulsar demônios, Para Jesus essa não é a fé. Para ele a  fé é relacional. É a prova do relacionamento com o criador.

Como eu estou me relacionando com Deus? Qual é a minha relação com Deus?

Notem que em Hebreus capitulo 11, vão falar de homem que estão aqui como heróis da fé, não porque fizeram atos prodigiosos, não porque fizeram milagres extraordinários, não porque fizeram coisas sobre-humanas que os homens humanamente não poderia fazer. Não era porque era super-homens, capitão América, homem de ferro ou o chapollim. Eles eram homens de FÉ porque se relacionaram com aquele que o criou. Eles se relacionaram com aquele que é o objeto da sua fé.

Isso é fé e nós perdemos isso ao longo do tempo. As pessoas andam dizendo que tem fé em Deus, mas elas não têm fé, elas têm outra coisa. E o pior, é que ficarão sabendo disso quando for tarde demais, quando Jesus lhes disser: “Eu não vos conheço”.  E vão dizer “como Senhor em tive FÉ em ti”, mas o Senhor vai dizer “ Voce nunca teve a fé em mim”. “Mas Senhor eu tinha poder de fazer muitas coisas em seu nome” e Jesus vai  dizer “ Isso nunca foi a fé”

CONCLUSÃO:

Desejo que esta mensagem serva de reflexão para nós mesmos. Algo que pudéssemos olhar através, e servir-se disso para apurar, refinar, ressignificar e melhorar nossa caminhada FÉ que estamos fazendo com Deus.

O  que é fé? O  que de fato caracteriza a fé verdadeira?

1.    Fé está relacionada com aquilo que é a realidade;

2.    Fé é  a consciência de que Deus é infinitamente superior á nós mesmo;

3.     A FÉ é relacional.

 

“Examinai-vos se estais na fé, provai-vos a vós mesmos; acaso não reconheceis vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? se é que, porventura, não sois reprovados”.
2 Coríntios 13:5.