AULA 02: João o Evangelista - INTRODUTÓRIO

O EVANGELHO DE  JOÃO



      Desde as vastas expansões da eternidade até os confins do tempo: assim o Filho de Deus entrou neste mundo. Jesus foi o Criador deste mundo, mas, voluntariamente, se sacrificou para que todo aquele que o recebesse pudesse alcançar perdão e redenção. João usou muitas figuras de linguagem para ilustrar quem é Jesus e como ele nos dá vida eterna; Jesus é o Cordeiro de Deus sem defeito, que foi sacrificado por nós; é o pão da vida que satisfaz a nossa fome espiritual; a água viva que satisfaz a nossa sede espiritual; a luz que nos guia; o bom pastor que nos dirige; a videira verdadeira que nos dá vida; e o conselheiro que nos consola e nos ensina. Por meio dessas figuras de linguagem, João demonstrou que Jesus pode nos dar tudo o que necessitamos para uma vida nova e abundante. João também usou os milagres que Jesus realizou para nos mostrar o poder de Deus para transformar vidas
      Este Evangelho está cheio de exemplos do poder de Deus em vidas que necessitam de recuperação. Com a ajuda de Deus, podemos beber o vinho novo de uma vida transformada; assumir a responsabilidade de nos afastar dos pecados que nos paralisam; recuperar-nos da nossa enfermidade; ser curados da nossa cegueira em relação à verdade; escapar dos nossos impulsos pecaminosos e das pessoas que nos condenam; e ser ressuscitados de uma existência morta e vazia a uma nova vida. João reuniu esta série de figuras de linguagem e milagres para nos ajudar a reconhecer quem é Jesus; o Filho de Deus. Quando aceitamos Jesus como o nosso Senhor e Salvador, podemos começar a experimentar a vida nova que ele oferece a todo o que nele crê.

Leia mais: http://editon.webnode.com.br/products/evangelhos/
      Quem Escreveu Esse Livro?
      Quando e Onde Foi Escrito?
Não sabemos exatamente quando João escreveu esse livro. Estima-se que tenha sido escrito entre 60 d.C. e 100 d.C . Os antigos escritores cristãos do segundo século d.C. presumiram que João escreveu esse livro em Efésios na Ásia Menor (hoje, Turquia).

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

QUEM FOI JOÃO BATISTA
      João Batista foi o último dos profetas que anunciaram a vinda de Jesus. Ele era primo de Jesus e preparou o caminho para seu ministério.
      O Antigo Testamento dizia que um profeta viria um pouco antes do Messias, para anunciar que ele estava chegando (Isaías 40:3). Esse profeta foi João Batista. Ele pregou o arrependimento e preparou as pessoas para a mensagem de Jesus.
      João disse a verdade sem importar o preço
      Ele se preocupava com a opinião de deus, não com o que os outros pensavam
      Colocou deus em primeiro lugar em tudo  o que fez e disse.
      Expressou com sinceridade os seus sentimentos de confusão e duvida.

Lições para a nossa vida
      Manter- se firme na verdade pode custar muito, mas, ao final vale a pena.
      Há alegria em falar a outros sobre o reino de deus e sobre jesus, o rei.

Ter uma percepção correta de si mesmo é fundamental para o serviço fiel

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário