sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Vida cristã no piloto automático: Uma viagem trágica.


Uma das formas naturais do nosso da nossa mente é a busca por acomodação. O cérebro procura naturalmente nos acomodar em algo para produz menos esforço e por energia.
Por exemplo, quando  aprendemos a dirigir, pensamos o tempo todo, como colocar o pé na embreagem antes de passar a marcha. mas  depois de muito tempo dirigindo, passamos a fazer isso de forma inconsciente através do hábito e do costume. Isso é uma tentativa do cérebro em produzir menos energia e menos esforço.
É claro que isto tem um lado positivo, no entanto, também tem um lado negativo. Mas não é do lado positivo que  quero falar-te,  o que eu quero falar é do lado negativo: quando  esse hábito se transforma em uma acomodação e passamos a fazer as coisas como se estivéssemos no piloto automático.
E o grande problema e quando isso afeta uma  área principal da nossa vida: a vida espiritual. E aí nós vivemos uma vida cristã acomodada, uma vida cristã adaptada, sossegada, perdemos a sensibilidade inerente vida cristã.
O povo de Israel foi o povo que tentou levar sua vida no piloto automático, na acomodação. Deus disse que esse povo lhe adora com os lábios e não de coração, louvor da boca para fora mas não de coração (Is. 29)

Deus revelada uma verdade sobre nós:
É difícil mudar aquilo que estamos habituados a ser.

A nossa mente natural ela procura a lei do menor esforço para tentar poupar energia, usando na linguagem religiosa podemos chamar a mente natural da nossa própria carne, que procura através da acomodação  fazer as coisas no piloto automático.
Geralmente nós não gostamos de mudanças o nosso cérebro parece que é programado para não mudar e quer poupar energia quer poupar esforço. E a vida cristã na vida espiritual e creio que essa força é muito maior porque nós temos um inimigo que está interessado na nossa acomodação está interessado numa vida improdutiva e infrutífera. 


E desastroso levar a vida cristã no piloto automático. Porque isso nos leva a uma acomodação carnal e uma perda de sensibilidade espiritual.

Talvez você já se acostumou tanto com a ordem de culto que você já sabe de cor como todas as coisas funcionam. Talvez vamos a igreja porque se habituou havia simplesmente ao domingo de forma inconscientemente. Sem pensar ao menos nas implicações espirituais que isso tem para sua vida. 

Hoje as pessoas perderam a sensibilidade espiritual que elas têm quando elas vão orar. Como é que você se sentiria se você estivesse diante de uma autoridade política ou Econômica mais importante do nosso país?
Provavelmente você se prepararia alguns dias antes talvez você tivesse aspectos de reverência, levaria de fato a importância que aquele momento tem para sua vida. 
Não deveria ser feito mesmo com Cristo ao estarmos com ele orando?
Você percebeu que muitas vezes nos acomodamos ao longo do caminho. Isso é comodismo ele assalta justamente aqueles que estão fazendo o quê certinho todos os dias. Mesmo fazendo o que é certo nós podemos estar mais longe tanto quanto aqueles que estão fazendo o que é errado.

Pr. Welber Ferreira Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário